Clean Regattas

CLEAN REGATTAS
Aprenda a realizar eventos sustentáveis

 

Única certificação de sustentabilidade no Mundo para eventos ligados ao Mar e Oceanos. Nos EUA mais de 650 regatas foram certificadas com o programa Clean Regattas. Em Portugal a Sailors for the Sea foi Parceiro Oficial da 34.ª America’s Cup para a sustentabilidade durante a qual se realizou a primeira Clean Regatta em Portugal. Com uma parte focada na educação e duas na activação, o programa une e mobiliza velejadores e apaixonados pelo mar oferecendo apoio e recursos para ajudar a conservar e proteger o mar e os oceanos. Quer se trate de vela, remo ou energia solar. Se está a desenvolver um evento realizado no mar, este programa é para si.

O que se pretende com este projecto?

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre, somam 97% da água do planeta, concentram um número imenso de espécies, mantêm um grande stock de alimentos e guardam reservas minerais. É imprescindível lutar pela preservação e sustentabilidade dos mares e oceanos. O programa Clean Regattas existe como forma de educação e mobilização da comunidade de velejadores e marinheiros, no sentido de ajudar a conservar e proteger o mar e os oceanos. 

 

Todos os eventos náuticos (e não só deixam) a sua pegada ecológica. O programa "CLEAN REGATTAS", único no Mundo na certificação da sustentabilidade ambiental de regatas, procura 3 compromissos:

- Educação e Formação dos intervenientes (velejadores e organizadores)

- Proposta de padrão a alcançar

- Apoio na implementação e certificação do padrão conseguido
 

O segredo do sucesso das Clean Regattas está em ter um plano de sustentabilidade bem definido. Siga estes passos e o sucesso será garantido:

 

1. Analise as Boas Práticas das Clean Regattas

Faça o download das Boas Práticas e decida aquelas que pretende implementar. Para se inspirar pode consultar os nossos casos de estudo.

 

2. Inscreva o seu evento como um evento Clean Regatta

Dê a conhecer à Sailors For The Sea o seu compromisso, inscrevendo-se.  Após o registo, receberá um Kit  “Clean Regattas Toolkit” que inclui informação sobre como implementar o programa, assim como material promocional para ajudar a divulgar o evento.

 

3. Defina um agente de ligação

Um agente de ligação (Liaison) comunica com a Sailors for The Sea, coordena o programa com a equipe do evento e apresenta o programa aos participantes.

 

4. Divulgue seu compromisso

Divulgue o seu compromisso na homepage da sua empresa, no seu anúncio de regata e nas comunicações para os participantes das provas.

 

5. Acumule Métricas

Enquanto realiza o seu evento, monitorize os seus esforços para obtenção da certificação Clean Regattas e adapte-os às suas necessidades. Recolha o máximo de métricas possíveis, usando as sugestões do Kit “ Clean Regattas Toolkit”

 

6. Certifique-se

Preencha o formulário de certificação para obter a sua certificação oficial Clean Regattas. As regatas que pretendam ser certificadas com nível Bronze, Prata ou Ouro devem desenvolver um número mínimo de Boas Práticas em cada nível (7 para Bronze, 13 para Prata e 19 para Ouro)

© 2019 sailorsforthesea.pt

  • Wix Facebook page
Baía de Cascais -
00:00 / 00:00