A Tripulação

          Bernardo Corrêa de Barros

 

Ainda em tenra idade, Bernardo mudou-se para Cascais e aí ganhou o seu entusiasmo pelo Oceano, e foi essa Paixão que o motivou a criar a SAILORS FOR THE SEA - PORTUGAL.

Bernardo considera que não vai mudar o Mundo com um gesto, mas que com um passo de cada vez e todos juntos, será possível lá chegar.

Casado e pai de 3 filhos, é ao Turismo que dedica a sua atividade profissional.

Embora não seja um velejador experiente, já participou em algumas regatas de 24 horas em HOBIE CAT e participou como tripulante convidado nalgumas das mais importantes regatas do mundo, tais como: America's CUP World Series; Audi Med CUP; RC 44; TP 52, Extreme Sailing Series e MOD 70                

         Isaac Silveira

 

Nascido em 1979, viveu toda a sua Infância em Cascais e foi junto ao Oceano que desenvolveu toda a sua atividade de Serviço ao próximo e Ambiente, já que é Escuteiro desde 1991!

Velejador desde os 18 anos, participou em diversas regatas, tais como a Tall Ships e regatas com Marinhas de diversos Países em Brest, França e ainda a regata Canárias Funchal em 1998 no histórico veleiro português Vega.

Participou ainda em regatas amadoras com grupos de amigos como as 24 horas da Lagoa de Óbidos.

Engenheiro Naval de formação é Oficial da Marinha Portuguesa, sendo especializado em submarinos. Com mais de 12000 horas de navegação tem os Mares e Oceanos como local privilegiado de vivência.

         Marta Castelão Costa

 

Nasceu em Lisboa em 1979 e sempre viveu perto do mar. 

O lugar de eleição é Cascais, mas passou pelo Algarve e pela Ilha da Madeira, a pérola do Atlântico.

Apaixonada por viagens, foi o curso de mergulho que realizou há uns anos na Ilha de Bazaruto, em Moçambique, que a tornou ainda mais próxima e apaixonada pelo Mar.

Muito focada na área social e na ajuda ao próximo, sempre foi voluntária em ONGs. Em 2010 realizou o sonho de embarcar num projecto de voluntariado em África, e esteve durante 2 meses em São Tomé em Príncipe num projecto de cooperação para o desenvolvimento.

Licenciada em Gestão de Empresas, sempre trabalhou no Grupo Pestana, o maior grupo Hoteleiro Português. 

Casada e mãe de 2 rapazes é actualmente responsável pela área de Sustentabilidade do Grupo Pestana e as questões social e ambiental são o ponto central da sua vida e do seu dia a dia.

         Susana Castelo

 

Susana nasceu em Évora em 1977, onde viveu até ao ano de 2001. Apesar da elevada distância ao Oceano, sempre teve uma propensão para o Mar. E juntando esta vontade com a sua vocação para a enfermagem, rumou a Lisboa, mais concretamente a Cascais. Desenvolve a sua actividade há mais de 10 anos no Hospital de Santa Cruz no âmbito da Cirurgia Cárdio-Torácica.

Com a especialidade em cuidados de Saúde Infantil e Pediátricos, concretizou mais um dos seus desejos, o contacto próximo com crianças e Jovens. Voluntária desde 1991 como Escuteira, dedica a sua vida à natureza, vida em campo e ao serviço ao próximo, contribuindo assim na educação de crianças e jovens, ajudando-os a crescer num ambiente mais sustentável. Apesar de pouca experiência como velejadora, sente o vento como poucos e anseia por uma grande aventura pelo Oceano sustentável..

         Sara Rodi

 

Nasceu em 1978, no Porto, mas a maior parte da sua infância e adolescência foi passada em Évora, onde escreveu as suas primeiras histórias.
Aos 22 anos publica os primeiros romances, e hoje, a viver em Paço de Arcos, dedica a sua vida à escrita, tendo o mar, que avista do seu escritório, como uma inegável fonte de inspiração.
Licenciada em Ciências da Comunicação, trabalhou como jornalista e guionista em inúmeras novelas e séries portuguesas. Em paralelo, publica livros para crianças, romances para adultos e biografias personalizadas.
Mãe de 4 filhos, vive hoje preocupada com o mundo que lhes vai deixar, e a questão ambiental tornou-se central na sua vida e naquilo que escreve, em livros, crónicas e nos seus blogues pessoais.
Visita escolas para transmitir às crianças a sua paixão pela escrita, mas também as suas preocupações para com um mundo que precisa da ajuda de todos para se tornar num lugar mais limpo e sustentável.

         Daniel Levy Lima

 

Nasceu e sempre residiu no município de Cascais.


Foi criado junto ao mar, moldando a sua personalidade.
Teve formação em arquitectura e actualmente trabalha numa empresa de consultoria ambiental.


Escuteiro desde 1988, cresceu com um enraizado sentido de responsabilidade social e ambiental. Hoje é dirigente e contribui para a formação dos jovens, valorizando o trabalho de equipa, o respeito pela natureza e pelo próximo.
Todos os dias visita a praia de São Pedro do Estoril, onde cresceu.

         Sara Matos

 

Os meus primeiros dias vividos nos Açores, em pleno Atlântico, marcaram a minha infância. Desde aí tornei-me completamente apaixonada pelo mar.

 

Ao ver e ao ouvir o Mar, imagino todo um mundo de coisas, que me oferecem uma enorme sensação de bem-estar. 

 

Praticamente todos os meus hobbies e tempos livres giram em torno do mar. O mergulho está no topo da lista e, 5 anos atrás, mergulhando na Austrália ao longo da grande barreira de Coral, percebi quão importante é a proteção dos oceanos a longo prazo

 

Abraçar este projeto é uma responsabilidade para um amante do oceano!

         António Pedro Portocarrero

 

Natural do Porto, viveu na zona da Foz do Douro de 1977 a 2013 onde o Oceano fazia parte do seu dia-a-dia. Desde cedo, com a prática de actividades como o Surf e o Skimming, teve uma relação muito próxima e directa com o Mar. Cresceu aprendendo a admirá-lo, utilizá-lo e respeitá-lo.

Em 1997, com 19 anos, inicia a sua actividade profissional na Contemar, uma empresa que se dedica ao agenciamento de navios e ao transporte de mercadorias. A relação com o Mar prossegue e as escalas de veleiros, navios-escola, submarinos e navios de guerra em portos nacionais contribuem para uma visão diversificada da vida no Mar.

No ano 2005 inicia o seu percurso académico no ISCAP onde concluí a licenciatura em Contabilidade e Administração em junho de 2009.

Desde 2014 que reside em Lisboa onde dirige a delegação da Contemar nesta cidade.

O Mar é indispensável para o seu trabalho e a sua sustentabilidade é fundamental para a sua vida

         Cláudia Valadinhas

 

Foi o Escutismo Marítimo que a iniciou nas artes de viajar e do mundo náutico, mas foi com as suas viagens por conta própria que a Cláudia se lançou verdadeiramente à aventura e descoberta do mar.

 

Nasceu em Lisboa em 1980 e formou-se em Arquitetura naquela mesma cidade. Antes de terminar o curso já estava a fazer Erasmus na Suiça e a partir daí trabalhou na Holanda, em Portugal e no Brasil. 

Viajante e aventureira, foi abraçando desafios de viagens longas a baixo custo que terminavam sempre a construir uma nova vida em países distantes.

Nos últimos anos resolveu regressar ao mar e lançou-se a navegar pelo Pacífico como tripulante de barcos à vela durante o período de quase 1 ano. 

Desde então largou a paixão da arquitetura e resolveu dedicar-se definitivamente ao mar abraçando ainda uma travessia pelo Índico e pelo Mar Vermelho.

 

A Sailors for the Sea Portugal é o mais recente desafio a que resolveu dedicar o seu tempo.