Sem Oceanos, como seria a Vida na Terra?
É sabido que sem água na Terra, a vida seria extremamente difícil e muito diferente da que hoje conhecemos, uma vez que os Oceanos desempenham um papel fundamental no equilíbrio do clima, na produção de oxigénio, na manutenção do ciclo da água, sendo responsável pelas mais variadas formas de vida existentes.
Mas...Na prática, o que aconteceria se os Oceanos secassem...?
Oxigénio
Uma vez que os Oceanos são responsáveis por grande parte do oxigénio que respiramos, sendo que o fitoplâncton e as algas marinhas convertem através da fotossíntese o dióxido de carbono em oxigénio e estas deixariam de existir, significaria que a atmosfera não teria tanto oxigénio respirável.
Clima
Uma das funções dos Oceanos é armazenar e distribuir calor pelo Planeta, influenciando de forma direta as condições climáticas, logo, sem estes, o clima ficaria instável e as condições seriam extremas, tornando o planeta inabitável para a maioria dos seres vivos.
Recursos
Tendo em conta que os Oceanos fornecem uma fonte vital de alimentos a biliões de pessoas em todo o mundo, seria insustentável manter os níveis de oferta alimentar que conhecemos, comprometendo uma vez mais a continuação da humanidade.
Biodiversidade
Biodiversidade seria uma palavra que deixaria de fazer sentido pronunciar, pois sem os Oceanos, todas as espécies que neles habitam seriam extintas, matando por completo os ecossistemas marinhos.
Na teoria a vida na Terra continuaria a existir, mas de forma precária e tremendamente desafiadora para todas as formas de vida, onde nos incluímos.
Os Oceanos são sinónimo de Vida!