top of page

Ilha de Lixo

Pela sua dimensão é muitas vezes elevada ao estatuto de lugar, ainda que não tenha um único metro quadrado de terra firme, no entanto essa é a razão pela qual é chamada de Ilha de Lixo ou Ilha de Plástico.


São conhecidas cinco, uma no Índico, duas no Atlântico e duas no Pacífico, neste último encontramos a maior e mais conhecida de todas, cujas dimensões triplicam o tamanho de França e contém perto de 79.000 toneladas de lixo.


São compostas em grande parte por plásticos, mas também material de pesca, embalagens...Consequência da atividade humana.



Este desastre ecológico mata mais de um milhão de animais por ano, prejudica a qualidade do ar, contamina a atmosfera e consequentemente contribui para o aquecimento globa







Através da cadeia alimentar, nós, seres humanos, somos igualmente contaminados.


Os peixes que nos alimentam, ingerem os plásticos por engano, julgando tratar-se de uma normal fonte de alimento, e por consequência, acabamos por ingerir as toxinas desses mesmos plásticos.



Estima-se que exista a presença de microplásticos nos organismos de cerca de 800 espécies de peixes, crustáceos e moluscos.







Onde se encontram as maiores ilhas de lixo?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page