top of page

O Degelo

O degelo é um fenómeno desencadeado pelo efeito de estufa e pelo aquecimento global, que traduz o derretimento das massas de gelo no planeta. Este por sua vez agrava o aquecimento global, pois no seu processo liberta gases para a atmosfera, tornando-o num ciclo vicioso.


Este processo tem vindo a duplicar o seu ritmo, acontecendo a um nível preocupante há mais de meio século, provocando mudanças no estilo de vida das populações mais próximas dos polos, mas também mudanças na fauna e na flora. Exemplo disto é a considerável diminuição de pinguins (33%) na Antártida.


Deparamo-nos atualmente com o aumento do nível do mar, com episódios meteorológicos cada vez mais extremos e com o risco de extinção de várias espécies marinhas.


É urgente agarrar este tema, tornando-o parte do nosso dia-a-dia, implementando mudanças de pensamento e ações que possam contribuir para a transformação do estado do nosso planeta que poderá ser irreversível.


Aqui ficam algumas sugestões:


- Poupar energia


- Reduzir o uso de automóvel


- Consumir produtos sustentáveis


- Diminuir a utilização do plástico


- Fazer reciclagem


Estima-se que em 2050 milhões de pessoas sejam afetadas pela subida dos níveis do mar e Portugal não será exceção.


Vejamos mais em detalhe as zonas vermelhas do nosso país através do mapa interativo disponibilizado pela Climate Central, com base no estudo publicado na revista científica "Nature Communications"












2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page