Escassez de água
Quando a procura de água é superior à que está disponível, significa que nos encontramos num nível preocupante de recursos hídricos.
São várias as estratégias pensadas para combater esta crise de escassez.
Vamos conhecer cada uma delas mais ao pormenor:
Dessalinização da água do Mar
Consiste em extraír o sal da água do mar, tornando a água potável para consumo e atividades humanas, no entanto é também uma estratégia de elevados custos energéticos.
Na Ilha de Porto Santo já existe uma central a transformar a água do mar em água potável, há mais de 40 anos.
Transposição dos rios
Esta estratégia prevê transportar a água de um local para outro por meio de canais, desviando o curso natural dos rios, no entanto é uma opção que coloca em risco várias espécies, uma vez que poderá provocar a destruição dos seus habitat.
Utilização de águas residuais
É uma opção que visa tratar as águas residuais, tornando-as novamente aptas para consumo humano. É um processo que suscita alguma polémica.
Utilização de águas subterrâneas
Esta pode ser uma alternativa para as cidades que sofrem com a falta de água, no entanto é necessário não prejudicar os aquíferos, não comprometendo a continuação do armazenamento e qualidade de água dos mesmos.
Ação humana
Esta é a estratégia que mais está ao alcance de cada um de nós.
Compete-nos cuidar dos recursos do planeta, pois salvaguardando o seu bem estar, salvaguardamos também o nosso.
Não devemos esquecer que ao termos uma atitude pró-ativa hoje, salvamos o planeta amanhã e as gerações que nele irão habitar.